Notícias & Eventos

É aqui que vais ter todas as informações dos eventos, notícias, social media da tua casa de pessoal. Também vai ser aqui que vamos tentar ter as inscrições para os eventos que vamos ter. 

Extra atividades

Momentos 2024 (Atividades em Cartaz)


Informação Importante sobre a Caminhada

 Descrição do Trilho do Covão dos Conchos – Serra da Estrela

O trilho do Covão dos Conchos tem início na Lagoa Comprida, a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela.

Originalmente era uma pequena lagoa, mas no início do século XX foi construída uma barragem com o objetivo de criar o maior reservatório de água da Serra da Estrela. A maior parte da água que chega a esta barragem vem através de dois túneis: o do Covão dos Conchos, que já mencionamos atrás, e o do Covão do Meio que recolhe a água das encostas do Planalto da Torre e cuja extensão supera a do Covão dos Conchos (tem mais de 2km). 

Mesmo ao lado da Lagoa Comprida existe um parque de estacionamento onde pode deixar o seu carro sem qualquer problema. Logo atrás do parque vai ver uma loja de souvenirs, sendo que o trilho do Covão dos Conchos segue por um caminho de terra batida situado à esquerda da referida loja. 

O trilho não tem grandes desníveis, mas tem alguns troços bastante pedregosos, por isso convém levar calçado apropriado e ir preparado para enfrentar o vento (regra geral, frio) que por estas bandas costuma soprar. Nada como vestir em camadas e levar sempre um gorro e um cachecol de prevenção, mesmo que não vá no inverno. 

Convém também ter em conta que a esta altitude (o percurso pedestre encontra-se todo ele entre os 1500 e os 1700 metros) praticamente só existe vegetação rasteira, logo, não existe qualquer tipo de sombras, o que pode tornar este trilho algo penoso em dias de maior calor.

Mas a profunda beleza do Trilho do Covão dos Conchos, e a sensação de comunhão com a natureza que transmite a quem o percorre, mais do que justifica ter de lidar com o vento cortante ou o sol inclemente. 

A combinação do azul do céu e da água das lagoas com o cinzento dos enormes (e equilibristas) blocos de granito misturado com os variados tons de verde da vegetação rasteira, dão a este trilho um colorido apaixonante. No inverno pode ainda somar o branco da neve à palete, o que o torna ainda mais idílico. 

Nós só já a vimos ao longe e mesmo assim este trilho conquistou-nos o coração. Ao ponto de ficarmos tristes quando, no regresso, nos cruzávamos com pessoas de passo apressado, que só tinham como objetivo ver o Covão dos Conchos e nada mais, ignorando assim toda a beleza que os rodeava pelo caminho.

Siga o nosso conselho e desfrute do trilho. O Covão não foge e na maioria das vezes o caminho supera a meta.

Questões filosóficas à parte, a verdade é que cerca de hora e meia após iniciar a sua caminhada vai chegar ao Covão dos Conchos e ver in loco este local mágico da Serra da Estrela. E garantimos que não vai ficar em nada desapontado.

 Trilho do Covão dos Conchos – Serra da Estrela: como chegar, principais pontos de interesse, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 10km (5km para cada lado)

Circular: sim (na prática é linear, mas como não existem transportes tem mesmo de fazer ida e volta)

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Lagoa Comprida

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: 40°21'55.0″N 7°38'47.8″W

Quando Ir: todas as estações são boas para percorrer o trilho do Covão dos Conchos mas em nossa opinião as melhores são o final do inverno (com sorte ainda se apanha um pouco de neve, e as lagoas mais pequenas com uma camada de gelo superficial, mas nada que atrapalhe a caminhada) e a primavera, pois existe muita água derivada do degelo e o colorido das flores. No verão, o facto de não existir sombras, pode tornar a caminhada algo penosa e no outono (sobretudo no início) os cursos de água estão sempre mais baixos, o que lhe diminui um pouco a beleza.

O que levar:

  • E o mais importante: um saco para trazerem convosco o vosso lixo

  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada e o fotogénico Covão dos Conchos.

  • Gorro (ou um chapéu nos dias de maior calor), cachecol e corta-vento (em dias de frio, é indispensável), protetor solar e óculos de sol

  • Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há rigorosamente nenhum estabelecimento pelo caminho).

  • Calçado adequado a caminhadas em montanha

  • Mochila leve e confortável

informação no site: https://www.vagamundos.pt/trilho-do-covao-dos-conchos/


Momentos 2023 (Atividades já realizadas em Cartaz)




Todas as segundas-feiras (exceto se feriado, ou algum aviso prévio) a Casa de Pessoal tem uma hora, entre as 22h e as 23h, a troco de 1€ simbólico, para a prática desportiva de futsal. Esperemos em breve suprir mais modalidades que já foram pedidas, por alguns sócios, como o voleibol. Gostávamos também de saber quais as tuas expectativas e que...



Formulário de Contacto

Esta vai ser mais uma forma de contacto com a tua Casa de Pessoal. Vai servir também para inscrições em atividades. Assim cada vez que queiras dar uma sugestão, uma reclamação, um pedido, ou até no futuro para te inscreveres em alguma atividade com necessidade de inscrição basta fazê-lo por aqui.

Nota: Embora possam ser submetidas, sem número de sócio sempre que possível faça-o.

2021 Casa de Pessoal do Hospital Sousa Martins | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora